![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhgT4c80917HI4wQWCwHoi-Q0bmjklRECXJyzP_MPle92ZkN3Jsjp0t9fOq-MYpvKUSKJqvvun2200iV6yN0ajSgUDvI63hqvMG36ClyiJqQ-JNgmjV-of62vtMn9sjiS9PMcm8-oqF0eV/s320/RedEnzo.jpg)
Fabricante Ferrari
Empresa matriz Grupo Fiat
Período 2002 - 2004 (400 fabricados)
Tipo - Automóvel superdeportivo
Carrocerías - Berlinetta
Configuração - Motor central trasero longitudinal, tracção trasera.
Longo / largo/ alto / batalha - 4700 / 2030 / 1140 /2650 mm
Desenhador - Ken Okuyama de Pininfarina
O Ferrari Enzo é um automóvel superdeportivo produzido pelo fabricante de automóveis italiano Ferrari entre os anos 2002 e 2004. Inicialmente pensou-se em uma produção limitada de 349 unidades, mas em realidade construíram-se 400. Seu preço actual pode chegar aos 722.000€.[1]
O Enzo é a continuação da saga de superdeportivos iniciada em 1984 com o Ferrari 288 GTO e continuada pelos F40 de 1987 e F50 de 1995. A base do Enzo foi utilizada para o Maserati MC12, que compete em sport-prototipos. O bloco motor utiliza-se actualmente também para propulsar ao Ferrari 599 GTB Fiorano, ainda que em disposição delantera e com 40 CV menos. A evolução deste superdeportivo é o Ferrari FXX, cujo motor foi modificado até atingir uma potência máxima de 800 CV, e do qual só se construíram 31 unidades.[2] Michael Schumacher é poseedor de um exemplar especial deste, em cor negro.
A unidade número 400 foi subastada pela casa Sotherby o 28 de junho de 2005 para beneficiar aos afectados pelo tsunami de 2004, foi subastada por 950.000 euros.
Em 2004, a revista americana Sports Car International nomeou ao Enzo como número três em sua lista de "Melhores automóveis desportivos da década de 2000". A revista americana Motor Trend Classic nomeou ao Enzo como o número quatro em sua lista dos "Dez melhores Ferrari de todos os tempos".
Sem comentários:
Enviar um comentário