domingo, 20 de junho de 2010

Audi R15 TDI PLUS




Em 2009, Audi respondeu ao blisteringly rápido Peugeot 908 HDi FAP com o R15 TDI revolucionário e polêmico. A segunda geração do Audi diesel piloto era muito de uma folha de desenho limpo como o seu antecessor tinha sido e como resultado foi um conjunto bem mais homogêneo. Todos os aspectos do projeto foram dominados pelo carro do DTM aerodinâmica inspirada. Ao invés do ar correndo ao redor do carro, o R15 teve uma configuração complexa que canalizou a maior parte do ar através do carro. Esperava-se que o carro poderia gerar muito mais downforce do que seus antecessores, sem aumentar o arrasto. Esta foi acreditado para ser particularmente crucial nas faixas mais apertado utilizados para a American Le Mans Series.

Infelizmente para o Audi R15 TDI e, a crise econômica atingiu durante um momento crucial do seu desenvolvimento. Uma das conseqüências da crise foi uma redução dramática no programa de corrida da Audi para 2009. Com um tal pacote aerodinâmico truque, o que os engenheiros e pilotos realmente precisava era de tempo em pista e, como resultado dos cortes e as sessões de teste várias choveu fora, eles só tem um mínimo do que isso. Isso deixou Audi uncharacteristically despreparado para a temporada, mas isso não impediu que a equipe de vencer a abertura da temporada em Sebring 12 Horas contra a equipe Peugeot experientes. O R15 continuidade a uma tradição do esporte novo Audi pilotos vencendo em linha reta do box, que começou com o R8 original em 2000. O sucesso inicial foi rapidamente esquecida após Le Mans, que foi dominada pelos arqui-rivais Peugeot. A equipe Audi não conseguiu plenamente se familiarizar com a aerodinâmica do R15 é complicado.

Uma outra complicação foi a insistência da Peugeot que alguns elementos da aerodinâmica do R15 não estava em conformidade com os regulamentos. Uma das maiores queixas da Peugeot foi o 'asas ajustáveis "montadas entre os pára-lamas dianteiros e no interior do ar de admissão aberta. A equipe francesa entrou com uma queixa oficial, durante a semana de corrida Le Mans, mas que foi expulso. A controvérsia continuou e durante o inverno, o ACO esclarecer a situação com uma alteração aos regulamentos. Embora isto forçou a maioria das equipes para fazer alterações em seus carros existentes, afectadas canal Audi 'design mais do que tudo. Esse foi o empurrão final para o fabricante alemão de abandonar as soluções inovadoras e aero cair de volta para um pacote mais convencional para a temporada 2010. Com a mecânica e grande parte do design do chassi permanecendo a mesma, a Audi optou por dublar o "carro novo" mais o R15 ".

Durante o inverno, vinte aspectos importantes do R15 foram redesenhados, e por causa das mudanças na regulamentação só veio em novembro, uma grande parte do trabalho tinha que ser feito duas vezes. O conceito de "canal" não foi totalmente abandonada, mas a maioria do ar pegou é agora levado para fora dos lados e por cima em vez de através do carro. O restante é alimentado para o radiador dentro do side-pods e alimentado pela parte de trás do carro. Os radiadores se foram realocados para melhorar a eficiência. A frente se também foi alterado de forma quase irreconhecível, com nariz em duas partes proeminentes agarrando toda a atenção. O elemento polêmico ala foi removida completamente com apenas duas placas restantes legalidade para ocultar a suspensão dianteira de vista. A mudança de regulamento que afetou todas as equipes envolvidas na área atrás das rodas traseiras, que agora têm de ser mascarado pela carroçaria. Audi solução era ajustar as grelhas apontando para cima, que alimenta cerca de fluxo de ar adicional para a asa traseira.

A aerodinâmica revisada também necessário que as alterações foram feitas ao design do chassis, na medida em que teve que ser submetido a um teste de colisão novo. A dupla fúrcula suspensão e barra de torção foi deixada inalterada na maior parte. A fim de obter um melhor equilíbrio entre os motores diesel e gasolina na classe LMP1, a ACO reduziu o tamanho máximo e limitador de pressão de turbo. Cuidado ajustes de vários componentes do motor diesel V10 significava que a Audi conseguiu manter a perda de poder de um mínimo. O equipamento padrão em todos os protótipos a diesel em Le Mans, a caixa de velocidades Xtrac resistente de cinco marchas também encontrou seu caminho para a parte traseira do R15 TDI mais. O produto final é um conjunto, mais simples e eficiente a versão original do R15 TDI, desenhado com apenas um objectivo em mente: a vitória nas 24 Horas de Le Mans.

Tendo aprendido a lição em 2009, o Audi R15 submetido a mais de um programa de testes rigorosos antes de Le Mans. Devido às mudanças tarde para a regulamentação, o carro não estava pronto para competir na tradicional abertura da temporada em Sebring. A equipe estava na pista, alguns dias depois de um teste extensivo, que desde a primeira comparação com a Peugeot também presentes. De volta à Europa do novo Audi foi submetido a testes de alta velocidade em Monza, Paul Ricard e em duas longas rectas do Eurospeedway antes de fazer a sua estreia competitiva em que Audi descrito como a primeira das duas corridas de teste. Um exemplo simples foi inscrito para os motoristas star Allan McNish e Dindo Capello na abertura da Le Mans Series, o Castellet 8 horas. Diante apenas uma empresa privada inscrita Peugeot, a vitória de estréia já tradicional não dar razão a Audi engenheiros para animar ainda. Qual foi promissora foi a corrida de confiança e ao recém-encontrado em linha reta de velocidade.

O "final, público-dress rehearsal veio quase um mês mais tarde, em Spa-Francorchamps, onde a Audi e Peugeot picado-lo com força total, com três carros cada. Executando o Le Mans pacote aerodinâmico, o Audis estavam em desvantagem, o que foi mostrado no colo individual vezes. Durante a corrida um plano astuto tático quase viu o mais rápido do R15 mais IDC conquistar a vitória da Peugeot em condições mutáveis. Apesar de ser relegado em Spa, a Audi ainda chega a Le Mans como o favorito comum. Seria difícil acreditar que o vencedor de oito das últimas dez edições da corrida lendária vai buscá-la errado em dois anos seguidos!

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